A Importância de um Amigo Interessado (Accountability Buddy)

E caiu a ficha! Começar uma carreira de forma autônoma não é moleza não! Tudo aquilo que você sabia, que lhe contaram, que você imaginava ou leu a respeito é verdade ou uma grande mentira. O fato, é que você precisa dar jeito e fazer sua carreira acontecer. Para quem nunca trabalhou por conta, sem ter uma agenda definida por alguém e com a liberdade de começar e parar quando decide, trabalhar de casa pode ser mais do que um desafio. Na verdade, acaba sendo uma montanha russa com muitas surpresas e sustos ladeira abaixo ou mesmo uma porta giratória que não leva a lugar nenhum.

emor

Mas por que isso acontece? Simplesmente por que ter que dar conta de todas as tarefas de um negócio sem equipe é um exercício de equilibrismo emocional e administrativo de nível avançado. É necessário estipular um horário de trabalho ou mesmo uma lista diária, semanal, mensal e mesmo semestral ou anual de tarefas e objetivos e… CUMPRI-LA!

É aí que entra em ação um(a) Amigo(a) Interessado(a). Amigo interessado?!?! Sim! Por falta de melhor tradução da expressão “Accountability Buddy” é o que usarei por aqui. Seu amigo interessado é aquela pessoa que tem genuíno interesse no seu sucesso, mas… que assim como você, entende que empreender não é para qualquer um. Preferencialmente esta pessoa também está no mesmo barco e vai se beneficiar deste relacionamento também. Aí vai uma dica importante também, não existe parceria unilateral. É sempre importante que quem contribua com você receba algo em troca também. Isso não precisa ser moeda financeira, mas seu apoio, contribuição de experiência ou mesmo participação real na execução de algo, fará com que sua parceria seja real e tenha maior chances de sucesso. Assim, escolha alguém que assim como você, precisa de alguém que esteja lá para dar aquele tapinha no ombro, aquele puxão de orelha ou mesmo o abraço e brinde na hora de comemorar os objetivos atingidos. Ah.. esta é a melhor hora! Separe um bom vinho ou champagne para a ocasião.

Gatsby-toast-gif

Então, o que faz esse Amigo Interessado? As tarefas são definidas entre as partes Interessadas! 😀 Eu tenho Dominique Isbecque como minha Accountable Buddy. O que nós fazemos? Uma vez por semana, em dia e horários pré definidos, temos uma ligação telefônica ou mesmo de vídeo para contarmos uma para a outra os progressos da semana anterior, os objetivos da semana seguinte e os desafios no caminho. Juntas buscamos soluções, compartilhamos tecnologias, aprendizados, eventos, descobertas e crescemos. Com estes encontros temos responsabilidade de contar algo novo, de andar e progredir de uma semana para a outra pois, caso não aconteça um progresso, o puxão de orelha ROLA MESMO!

E por que rola puxão de orelha? Por que existe entre nós um desejo grande de que a outra se dê muito bem nos seus objetivos. O desejo no nosso caso é por amizade e parceria em negócios também. Assim, o assunto em comum é o mesmo, o interesse o mesmo e a concorrência é ZERO. Se ela cresce, eu cresço. Se eu cresço, ela cresce (sim, ela é Master no mundo, mas pode crescer mais #humildade).

Minha dica hoje para você que está no começo de carreira e para você que sabe que pode mais é, encontre um Amigo Interessado!! Você vai ver que além de progredir mais rápido, a trilha será muito mais divertida e muito menos solitária!

high-five-amy-tina

By

assinatura 2