Análise de Cores – Qual kit de iluminação escolher?

De todas as habilidades de Consultoria de Imagem a que mais gera interesse, curiosidade, insegurança e resultados de vendas é sem dúvida a Análise de Cores! Por ser a que mais retorno dá ao consultor, deve também ser a de maior cuidado e responsabilidade na hora da compra de materiais e execução do serviço.  A escolha de tecidos adequados que tenham as cores dentro das características de cada estação e com qualidade é de extrema importãncia. Mas sobre isso falaremos em outra ocasião. Hoje o assunto é a iluminação.

Por ser a que gera mais insegurança, você precisa estudar mais e ter informações corretas e de relevância. Sabemos que a capacidade da lâmpada é crucial para que não haja interferência na cor analisada. Você já deve saber que o kit de luz deve ser de temperatura fria, reproduzindo a luz do dia e no mínimo 5500 Kelvin – (5500 a 6500 K). Lembre, lâmpadas quentes ou de capacidade inferior a esta farão com que as cores não sejam ideais. Usando lâmpadas quentes as cores e mesmo a cliente terão sua temperatura alterada e o resultado não será acurado!

Abaixo eu avalio 2 kits de fotografia/vídeo para usarmos. Ambos os kits oferecem lâmpadas com a mesma capacidade. A diferença entre eles é de design, funcionalidade e conforto.

O primeiro kit é de “Ring Lamp”. Esta é a opção mais atual, usada por muitos bloggers. Seguem opções de compra:

       
Este último não inclui tripé, ideal para quem já o tem.

Capacidade de Iluminação

Esta lâmpada é super forte, sozinha ela ilumina um ambiente de aproximadamente 9m2 sem problemas.

Conforto para Análise

Em função do tamanho e capacidade da luz (5500K) esta lâmpada é bem desconfortável para o consultor e cliente uma vez que deve ficar voltada para os dois durante a análise. Se usarmos apenas uma, ela ficará bem nos olhos. Uma solução é ter duas, uma de cada lado para não criar sombra no rosto da cliente.

Manuseio

O kit é relativamente fácil de montar, é necessário cuidado com a lâmpada para não quebrar ao carregar e montar pois ela fica permanentemente acoplada ao círculo. A mala para carregar é larga e quadrada, porém estreita, o armazenamento portanto não é complicado. A lâmpada em si é leve, o tripé deixa o kit relativamente mais pesado.

Custo

O valor varia de USD90 a USD 190 dólares. A variação é basicamente marca e quantidade de acessórios inclusos. A maioria dos acessórios é desnecessária uma vez que precisamos apenas do filtro branco que não é essencial. Para comprar no Brasil e/ou ter mais de uma, fica pesado no bolso.

O segundo kit é mais tradicional, usado com ou sem sombrinha para suavizar o impacto da luz. Seguem opções de compra:

      

Capacidade de Iluminação

Este kit já vem com 3 tripés e lâmpadas. Quando uma lâmpada é usada isoladamente, a iluminação é soficiente. Entretanto, se o local não for bem iluminado, ou se houver luz amarela por perto, o ideal é usar pelo menos uma de cada lado, evitando sombra e ampliando a capacidade de iluminação.

Conforto para Análise

A iluminação embora suficiente, não causa desconforto ao cliente ou consultor. Entretanto, deve ser muito bem posicionada para iluminar sem dar sombra no rosto. Quando há o uso de 2 tripés a luz lateral causa ainda menos desconforto aos olhos.

Manuseio

O kit vem com uma bolsa comprida que pode carregar não apenas os tripés e lâmpadas, mas também os próprios tecidos ou outros materias caso necessário. Fácil de carregar no ombro e guardar. Há modelos com maleta maior ou menor, vale

Custo

Este kit, já com 3 lâmpadas, é mais em conta e varia de USD 45 a USD 65 na Amazon.

Espero que este artigo ajude você a decidir pelo melhor kit. Entenda que o melhor para sua amiga pode não ser o melhor para você. Cada consultor tem suas peculiaridades de trabalho. O importante é que sua escolha seja acertada para sua prática e qualificada para um resultado perfeito para seu cliente.

bjins

assinatura 2