O que é estilo?

Como vocês sabem, e o nome da minha empresa deixa claro, estilo é minha grande paixão. Entretanto, há muita confusão sobre o que é ou não é estilo. Para deixar claro de saída vamos lembrar que estilo na sua mais simples definição é forma e maneira de fazer algo. Ou seja, estilo quando falamos de moda, é sua forma de vestir e sua ferramenta mais poderosa para expressar quem você é.

 

capa

 

O erro mais comum é dizer que alguém simplesmente tem ou não tem estilo. Se formos considerar que cada um se veste do seu jeito, podemos dizer que cada um se vesto no seu estilo. Entretanto, isto dificultaria muito o diálogo sobre o assunto quando pessoas que trabalham com moda discutem sobre caractrísticas de cada estilo. Assim, há alguns termos mais comuns para facilitar a comunicação e entendimento geral das pessoas no mundo da moda quanto a estilo.

Claro que estilo sofre influências culturais, familiares e financeiras, para exemplificar algumas apenas. Se entrarmos no diálogo sobre estilo com blogueiras, cada um poderá se referir a estilo de uma forma completamente diferente. Se o assunto estilo for entre designers, outra terminologia virá à tona. No mundo da Consultoria de Imagem há sete estilos mais comumente difundidos, eles são: Tradicional, Esportivo (ou natural), Elegante, Criativo, Romântico (ou feminino), Sensual (ou magnético) e Dramático. Eu particularmente compactuo com esta terminologia por uma razão simples, são definições atemporais, de fácil compreensão em qualquer cultura e que não correm risco de interpretações errôneas.

Se estilo é sua forma, seu jeito de usar a moda, então temos que lembrar que na hora de vestir você está vestindo sua personalidade. O que não é estilo? Aquilo que não é seu! Imitar a forma de vestir de alguém sem ter naturalmente uma personalidade semelhante, escolher roupas pensando apenas no que está na moda e ainda pensar que roupa serve apenas para cobrir o corpo.

Sua roupa é seu primeiro cartão de visitas. Saber escolher o que vestir considerando sua personalidade e ambições é ter grande estilo! O que você veste definitivamente reflete quem você é e/ou quem deseja ser e onde quer chegar. Muitas vezes sua forma de vestir também pode ser usada como estímulo para você se inspirar.

Aprenda mais sobre os estilos, sobre as características, cortes, tecidos estampas que refletem o que você deseja comunicar e faça seu estilo próprio de vestir. Vista-se com propósito e não corra o risco de não ter estilo. Conhecimento é sua maior arma na hora de vestir e atingir seus objetivos com seu estilo.

O que nunca foi estilo? Descaso com a aparência