Reflexão sobre Estilos

My Style

Vamos falar de estilos… Dentre os pilares da Consultoria de Imagem talvez este seja o tópico mais “conhecido” de todos. Ao mesmo tempo, é onde se apresenta mais “achismos” e “modismos”. Muitas vezes as pessoas falam sobre estilo sem ter conhecimento técnico e tudo fica confuso. Que tal então saber um pouco mais sobre o que uma análise de estilos realmente representa e como estes estilos são apresentados na moda?

Vamos lá!

Primeiro é importante entender onde e como muitas pessoas (e mesmo consultores) costumam se equivocar. Estilo na verdade é uma palavra que se refere à forma, maneira de se fazer algo. Então, todo mundo tem estilo! Podemos gostar ou não do estilo, mas mesmo o estar mal arrumado é uma maneira ou forma da pessoa se apresentar, portanto.. seu estilo! Ou seja, quando dizemos que uma pessoa “tem estilo” querendo fazer um elogio, fica vago… Quando dizemos “ela é estilosa” já entramos numa categoria de neologismo e uso da palavra de forma mais adjetivada. Este adjetivo acaba se tornando uma menção ao quanto uma pessoa impõe sua personalidade de forma inteligente na forma de vestir.

definiçao estilo

Pensando desta forma fica fácil entender por que eu, assim como Dominique Isbecque do IRCNY, gosto de me referir à personalidade na moda e não a estilos. (Claro que pelo uso comum a palavra estilo é usada sim, mas com a definição bem clara em nossas mentes). Se entendermos que os estilos nada mais são do que a personalidade da pessoa refletida na forma como ela escolhe suas roupas e as coordena, tudo faz mais sentido.

Cada estilo é composto de informações sobre a roupa. Precisamos sempre analisar as informações que a cor, o caimento, o tecido apresentam e entender como os valores de cada pessoa influenciam nesta escolha.

dc169c6c88315ca80b068550c5e6a997

Uma pessoa que tem uma vida agitada, com filhos, academia, trabalho e que precisa no seu dia a dia de conforto e praticidade vai, naturalmente, buscar roupas com estas características. A busca por roupas que apresentam maleabilidade, fácil cuidado, que não amassam, não prendem em anéis e etc. reflete uma personalidade natural ou esportiva.

Já quem tem maior formalidade na sua forma de se comportar e até mesmo de falar, com valores e mesmo tradições familiares ou culturais firmados na sua personalidade, tende a buscar estas mesmas características na sua forma de vestir. Esta pessoa vai preferir roupas que não estejam vulneráveis à sazonalidade da moda, que sejam atemporais, de qualidade resultando em durabilidade. Isto reflete uma personalidade tradicional no vestir, ou seja, estilo tradicional.

traditional 2

Outra personalidade de fácil observação é a elegante. As pessoas que têm hábitos refinados, que são cuidadosas na escolha do que vestir, de seus acessórios (muitas vezes optando apenas por joias), que não se deixam levar por estampas e preferem uma imagem mais “clean”, estão na verdade traduzindo sua personalidade na forma de vestir e deixando claro que são elegantes.

E aqui há, novamente, um cuidado especial que devemos ter com a terminologia. Ser elegante é algo que muitas pessoas querem, mas não é uma questão de estar bem vestida. É possível e fácil estar bem vestida sem estar elegante. E também, é possível tentar ser elegante e acabar se vestindo mal por não estar com sua personalidade alinhada ao vestir. Vamos deixar bem claro aqui que pessoas de estilo elegante raramente usam estampas e quando o fazem escolhem estampas mais geométricas e de linhas definidas, porém não exageradas. Afinal, o espírito elegante não gosta de muita informação e estampas dificilmente atendem a esta necessidade.

elegant

Assim, se seu consultor apresentar looks de um determinado estilo, peça a ele para explicar o que faz com que esta composição se torne elegante, tradicional, esportiva (estilos primários) ou ainda quais as características dos estilos secundários (romântico, criativo, dramático, sensual). Sim, há sete estilos de personalidades no vestir, 3 mais fundamentais e 4 complementares.

mixed runway styles

Se você, consultor ou consultora, tem dúvidas sobre as características e como identificar os estilos e mesmo nomemclatura, faça maior pesquisa entre consultores de renome internacional. Lembre-se que as características de um estilo devem ser atemporais e não sofrem influências de moda ou cultura. Embora a moda seja temporal, as características das personalidades de vestir não sãoe por isto não mudam e são encontradas no mercado independentemente do que as tendências oferecem.

Consultoria de Imagem é atemporal.

Segue abaixo tabela com resumo para identificação de características por estilo.

Estilos - resumo geral

byassinatura 2